Lagos e Cascatas.

Olá Galera!

Hoje vou falar um pouco sobre os lagos artificiais que podemos montar em nosso jardim. Adoro chegar em casa, ouvir a queda d'água, que escorre entre as pedras do meu pequeno lago de peixes. Sinto-me relaxado e renovado para o dia seguinte. 
Então vamos lá! Vou mostrar aqui alguns modelos.
 
Um jardim se torna mais vivo e mais bonito quando nele possui um lago, uma fonte ou uma cascata. Nada melhor que um barulhinho de água para relaxar depois de um dia de trabalho estressante. Quando há plantas e peixes ornamentais, o lago acaba virando uma a atração do jardim.

Os laguinhos permitem a contemplação e os melhores são aqueles que conseguem se igualar o mais próximo ao da natureza e existem várias maneiras de executar um lago ou laguinho, tudo dependerá do tamanho, material e a forma que ele terá. 

Existem basicamente três modelos de lagos e irei apresentar cada um. 

Lagos de Alvenaria - Apesar  de ser mais duráveis, são mais caros e trabalhosos pois praticamente tem a mesma estrutura de uma piscina, com paredes reforçadas, uso de impermeabilizantes e outros 
produtos.





Lagos de Lona -  Podem ser feitos em qualquer tamanho e formato, têm preço semelhante ao dos pré-fabricados e ficam prontos apenas em dois dias. Porém este tipo de lago exige um cuidado maior para instalação pois é necessário avaliar o solo do local, porque geralmente a lona não tem a mesma resistência da fibra ou da alvenaria, podendo ceder com o movimento da terra contra as paredes dos lagos.




Lagos pré-fabricados - Têm a vantagem de não dar vazamentos, ser mais baratos  e de fácil instalação, já que basta encaixá-los no buraco.


Este modelo de laguinho é muito barato e fácil de fazer. Ideal para ser instalado em coberturas ou quintais pois não usa material para alvenaria. Foi usado uma vasilha de plástico com 50 Litros de capacidade, seixos de diversos tamanhos e plantas tais como bromélias entre outras.


2 comentários:

Unknown disse...

Olá, muito bom seu blog! Poderia me indicar um fornecedor ou local para comprar? De preferência em São Paulo ou Campinas. Muito obrigado.

Unknown disse...

Bom dia !!
Estou montando um lago com uma cascata de pedras e queria saber se tem alguma planta que sobreviva e agarre nas pedras.
Obrg e aguardo respostas.